Siderópolis aumenta segurança da computação

A prefeitura de Siderópolis acaba de instalar o sistema firewall nos computadores de administração. Esse é o nome do dispositivo que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto de controle da rede. O sistema já está sendo usado e aos poucos os funcionários vão tendo contato com a mudança. “Cada servidor está cadastrando uma senha e um login, e a partir disso o acesso será feito de maneira individualizada. É mais um passo no sentido de transformar a cara do serviço público em empresarial visando otimizar os trabalhos”, afirma o prefeito Douglas Warmling, o Guinga, que retornou de licença nesta segunda-feira (26).

A função do firewall consiste em regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão e recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra. “Nós já tivemos muitos problemas com vírus, e perdemos até dados importantes com isso. A partir de agora só serão acessados sites institucionais e devidamente cadastrados no servidor”, explica Guinga. Com o novo sistema, por exemplo, orkut e MSN não poderão ser acessados durante o trabalho. Essa é a segunda grande mudança que sofre a administração desde o início do ano. A primeira foi com o uso do cartão ponto biométrico. A próxima deverá ser a implantação do protocolo informatizado que deverá entrar em prática no Paço Municipal Antônio Feltrin em pouco tempo.