Famílias recebem casas em Siderópolis

Se até pouco tempo o sonho de ter uma casa própria estava distante, a realidade parece ter se tornado concreta para algumas famílias carentes de Siderópolis. A Prefeitura entregou no fim da do ano passado, 38 casas populares, das 107 que estão sendo construídas no conjunto habitacional Dona Sebastiana, na estrada que liga o centro ao Bairro Rio Fiorita. A previsão era para que 50 fossem entregues ainda em 2008, mas faltaram alguns detalhes que associados ao mau tempo dos últimos meses vão atrasar por algumas semanas a entrega do restante das casas.

Pouco antes da cerimônia de entregue choveu forte em Siderópolis e o prefeito Douglas Warmling, o Guinga, aproveitou o fato para comentar a entrega das casas. “Essa chuva serve para mostrar ainda mais a importância dessas moradias. Eu também estava e estou tão ansioso quanto vocês para entregar as chaves. Espero que todos cuidem delas com o maior carinho possível”, disse durante discurso.

As casas, cada uma delas com 33,82m2, possuem cozinha e sala, banheiro, circulatório e 2 quartos . Cada uma vai custar cerca de R$13 mil e o valor do convênio assinado com o Governo Federal através da Caixa Econômica Federal gira em torno de R$ 1,4 milhão. A Prefeitura ficou responsável pela contrapartida, que incluiu desde a doação dos terrenos, até a infra-estrutura como ruamento, água e energia elétrica.

Com as chaves na mão os moradores só precisam pedir o ligamento de água e energia e aproveitar a nova moradia. “Quero agradecer em nome da Caixa Econômica o Governo Lula que tanto tem feito por Siderópolis. Quando assumimos em 2005 muitos diziam que o Guinga governaria para a elite. Estavam errados. Sempre tivemos a convicção de investir primeiro nas pessoas carentes, beneficiando quem mais precisa. O Brasil está mudando e Siderópolis também vem ganhando uma cara nova”, finalizou Guinga.

Novos projetos

A prefeitura continua trabalhando para reduzir o déficit habitacional e desde novembro trabalha na elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social. O objetivo é apresentar fundamentos técnicos, acrescidos das orientações necessárias ao processo de apresentação e seleção de propostas sobre habitação. “Está sendo feito um novo levantamento da habitação no município. Quem precisa, o que precisa, tudo está sendo cadastrado para que possamos receber mais recursos do Governo Federal”, explica o prefeito que já tem encaminhado desde o ano passado um projeto para a construção de mais 50 casas populares.