Lançado a pouco mais de um ano, o Projeto Sorrisação já beneficiou mais 150 pessoas

Um projeto, que de início era uma experimento, deu tanto certo que em pouco mais de um ano alcançou a marca de 151 pessoas beneficiadas. O projeto Sorrisação, do Governo de Siderópolis, por meio da Secretaria de Saúde, já entregou 272 próteses e deve entregar mais 45 até o fim do ano. Pessoas como a senhora Nazareth De Souza Vicente, revela que nunca imaginou que iria botar dente na parte de baixo. “Agora botei”, disse ela ao se olhar no espelho. “Não tem dinheiro que pague uma felicidade dessas”, disse chorando de alegria.

O projeto tem previsão de atender mais 24 pessoas até o fim de dezembro. Conforme lembra a coordenadora de saúde bucal, Bruna Crepaldi Feltrin, o projeto iniciou de maneira experimental num mutirão em setembro de 2022, para atender 50 pessoas, inicialmente. Mas neste mesmo mutirão, devido a demanda, atendeu 62. Em janeiro foi instituído de atender oito pacientes mensalmente, ou 16 próteses. Já que pode ser superior e inferior. Hoje a média foi superior. São em média 11 pacientes por mês, chegando a entregar até 25 próteses, num único mês. “Esse foi um projeto idealizado devido a necessidade. Sabíamos que a procura seria bem grande, e por isso lutamos tanto para fazer. Trabalhamos durante um ano e nove meses desde a idealização até a execução”, explicou Bruna.

Os critérios para atendimento são a avaliação da necessidade encaminhada pelo dentista atendido. “A ação visa suprir uma demanda que vem nos procurando para o tratamento especializado que devido ao valor não é acessível a todos”, ressaltou a secretária de Saúde Janaina Bertan Warmling.

“Os pacientes vêm recebendo as próteses sem custo algum. É um projeto que só tem benefícios, trazendo qualidade de vida, bem-estar e melhorando a autoestima. Deixando as pessoas mais felizes, possibilita que elas possam sorrir sem nenhum receio”, afirmou o prefeito Franqui Salvaro. De acordo com a secretária Janaina Bertan Warmling o projeto está atendendo uma demanda que nunca teve um olhar merecido. Conforme a orientação, pacientes interessados devem procurar a sua unidade de saúde para uma avaliação com o dentista, que dará todas as informações necessárias.