Equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social recebe capacitação

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) recebeu a primeira capacitação deste ano na noite dessa quinta-feira, dia 24. O tema do encontro foi “Maria da Penha, Prazer em conhecê-la” com o palestrante Clademir Manoel de Souza, o Peninha.

Estiveram presentes também o prefeito Franqui Salvaro, o vice-prefeito Adriano Teixeira, a presidente de honra da Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (AFABESS) Cristiane Salvaro e a Coordenadora Elisete Bento.

O intuito do encontro foi proporcionar o conhecimento necessário da Lei Maria da Penha para um trabalho eficaz dos profissionais da SMAS no combate à violência contra mulheres e meninas. As servidoras participaram da capacitação com a camiseta de cor laranja, simbolizando o ‘Dia Laranja’. Por Lei Municipal,  Siderópolis comemora todo dia 25 como dia de combate à violência contra a mulher.

“Essa capacitação visa à proteção de mulheres em situação de violência por meios da atuação preventiva dos profissionais da SMAS, e a ideia é que os mesmos estejam capacitados para os atendimentos individualizados e as visitas domiciliares, para que possam difundir informações sobre a Lei Maria da Penha e os direitos por elas assegurados”, afirmou a Secretária Fernanda C. F. Venturini.

“Devido à Covid-19 os números de casos de violência contra a mulher aumentaram em todo o país. Fico feliz em saber que a nossa Secretaria de Assistência Social está realizando ações como essa. Fui informado de que a Afabess também irá fazer. Agradeço a equipe por se disponibilizar a participar e ao palestrante que se voluntariou para essa capacitação”, disse o prefeito Franqui Salvaro.

Além do trabalho de prevenção realizado pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), a orientação e acolhimento humanizado da vítima ocorre pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), responsável pelos encaminhamentos aos serviços de atendimento especializado da rede de atendimento à mulher, vítima de violência doméstica no Município de Siderópolis.