Siderópolis terá Dia D de vacinação contra Influenza neste sábado

A Prefeitura de Siderópolis por meio da Secretaria de Saúde promove neste sábado, dia 15, o ‘Dia D’ de vacinação contra a Influenza. Todas as unidades de saúde estarão abertas das 8h até as 16 horas e uma ação também será feita na Praça da Matriz, no centro do município.

O objetivo do Dia D é ampliar a cobertura vacinal e proporcionar horários alternativos para a população. Esse tipo de ação somada a outras realizadas pela secretaria é importante para que a imunização desejada seja alcançada, acredita o prefeito Franqui Salvaro.

A secretária de Saúde Janaína Bertan Warmling explica que a vacinação ocorre por etapas e que neste momento inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos e professores. Para se vacinar é obrigatório apresentar a carteirinha de vacinação e o cartão SUS. Quem foi vacinado contra a Covid-19, deve aguardar o período de 15 dias para ser vacinado contra a Influenza.

Nesta semana o município divulgou os números da primeira etapa da campanha da Influenza. Foram 826 doses aplicadas (68,47%) nessa fase. Foram vacinadas 630 crianças de 6 meses a menores de 6 anos, 65 gestantes, 12 puérperas e 119 trabalhadores da saúde. Os dados foram coletados até o dia 11 de maio.

Estima-se que no município, conforme os dados do Ministério da Saúde, há 868 crianças dessa faixa etária, 108 gestantes, 18 puérperas e 213 trabalhadores da saúde. Quem faz parte desses grupos e ainda não foi vacinado deve procurar a sua unidade de saúde.