Departamento de Cultura e Turismo visita Santuário Ecológico Aguaí

Dando seguimento a um projeto do Departamento de Cultura e Turismo em parceria com a Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (AFABESS) foi realizada uma visita ao Santuário Ecológico Aguaí, localizado em Siderópolis.

O espaço oferece atrações e muitos momentos em meio à natureza. Conhecido por ter um Santuário considerado a menor Igreja da América Latina, o local também possui um teatro ao ar livre.

Albertino Ferreira é proprietário do Santuário Ecológico Aguaí. Ele conta que o local nasceu com a ideia de interagir o ser humano com o meio ambiente e também agregar a cultura. “O Aguaí está propondo resgatar a importância dos imigrantes que vieram para o município e criaram na época, a Nova Belluno”, explica.

O prefeito Franqui Salvaro salienta a importância do resgate histórico. “Não podemos deixar que a história do nosso município seja esquecida. Além disso, o nosso departamento integra cultura e turismo, porque um promove o outro. E quando os dois trabalham juntos agregam valor econômico e social para o município”, diz.

A presidente da AFABESS e primeira-dama Cristiane Correa Salvaro, ficou surpreendida com a estrutura do local e com os projetos que pretendem desenvolver em um futuro próximo. “Um verdadeiro Santuário Ecológico, um ambiente com história, cultura, arte e religião, em meio a uma paisagem sem igual. Fico muito feliz de estar acompanhando o Departamento de Cultura e Turismo nesses encontros e conhecendo empreendedores de sucesso em nosso município”, afirma.

O assessor de cultura Arisson Fabricio destaca como é importante valorizar e incentivar os criadores de cultura, e afirma que tudo isso, somado com apostar no turismo é um compromisso registrado no departamento em que atua. “Nosso diretor Thiago Freitas está com amplos projetos para desenvolver o ecoturismo em nossa querida Siderópolis. Nosso departamento e o Governo Municipal estão desenvolvendo vários projetos em parceria com os empresários do turismo. Acolher bem cada turista, mostrar o que de mais belo temos e valorizar nossa região, é acreditar no desenvolvimento de nossa cidade”, ressalta ele.

O prefeito dará continuidade ao projeto visitando empreendimentos do município. Também estiveram presentes no Aguaí, a vice-presidente de honra da AFABESS e segunda-dama do município Marta Canto Teixeira, a diretora executiva da AFABESS Ana Leila Marangoni Possamai Della e a artesã Adriana Ronsoni.