AFABESS e Departamento de Cultura e Turismo visitam espaço de artesanato

Com o intuito de resgatar e dar visibilidade ao trabalho dos artesãos no município de Siderópolis, a Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (AFABESS) e o Departamento de Cultura e Turismo visitaram o espaço Formas e Artes, localizado na comunidade de Jordão Baixo na manhã desta terça-feira, dia 20. O artesão Geraldo Canarin foi um dos contemplados pela Lei Aldir Blanc, que o ajudou a dar continuidade às suas atividades com artesanato. 

 



“O Departamento de Cultura busca unir forças com o intuito de motivar as diversas potências artísticas em nosso município. Em cumprimento das atividades de contrapartida da Lei Aldir Blanc, buscamos valorizar os artistas da nossa terra”, disse o Assessor de Cultura Arisson Fabrício, que aproveitou para fazer a visita técnica que consta no Edital 002/2020. 

 



“Admiro muito as pessoas que possuem habilidade e criatividade na arte do artesanato, fiquei encantada com o trabalho desenvolvido pela família Canarin. Nesse espaço observei a diversidade de técnicas desenvolvidas em diferentes tipos de materiais, nossa identidade cultural, nossa história representadas em cada peça”, disse a presidente de honra da AFABESS e primeira-dama, Cristiane Correa Salvaro. Também participaram da visita, a vice-presidente de honra da AFABESS e segunda-dama do município Marta Canto Teixeira e a coordenadora geral Elisete Bento Da Silva. 

 



O artesão Geraldo Canarin, conta que o artesanato vem de berço. O pai, avô e bisavô dele, trabalhavam com madeira. Segundo ele, o bisavô veio da Itália, convidado pela princesa Isabel para trabalhar no Palácio com pinturas, e acabou gostando do Brasil, onde permaneceu e formou sua família. 

 



Geraldo até trabalhou em outra área, mas desde os 8 anos de idade, quando aprendeu a gostar, tem o artesanato como uma atividade paralela, até que passou a ser uma prioridade. Envolveu a família, esposa, filhos, nora, genro e a irmã, e viu a vontade de trabalhar com o artesanato crescer. 

 



Há 10 anos ele tem um espaço no município de Siderópolis. “Montamos esse local para que o pessoal conheça e também para divulgar o nosso trabalho”, disse. O local é aberto ao público de segunda a domingo, das 9h às 22 horas. Cerca de oito artesãos têm seus trabalhos apresentados no local, que incluem, bandejas em madeira, tabuas de carne, colher de pau, balaios, cestarias para biscoitos e pães, telas, bancos, tapeçaria, peças em cerâmica, além de trabalhos feitos com a fibra da banana.