Governo de Siderópolis assina carta para compra da Sputnik V

O Governo Municipal de Siderópolis formalizou nesta terça-feira, dia 9, a intenção de adquirir a vacina  contra a Covid-19 Sputnik V, caso a compra do imunizante deixe de ser exclusiva do Ministério da Saúde, no Brasil, e possa ser adquirida pelos Estados e municípios. 

 

Na carta assinada pelo prefeito Franqui Salvaro, foram solicitadas 11.274 mil doses da vacina Sputnik V para o município. O documento faz parte de uma contrapartida organizada pela  Confederação dos Consórcios juntamente com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) com o objetivo de tornar oficial o interesse de compra, e colocar os municípios catarinenses na lista de espera de uma possível liberação para compra. 

 

Conforme a secretária de Saúde, Janaína Bertan Warmling, “a ação é uma intenção ousada e difícil, entretanto todas as possibilidades para tentar viabilizar a vacinação são válidas e estão sendo colocadas em prática”, explica.  Um documento similar já foi assinado em 2020 para adquirir a Coronavac, mas a compra, por parte dos municípios, não foi autorizada.

 

A Sputnik V é desenvolvida pelo Instituto Gamaleya e  Russian Direct Investment Fund (RDIF) e demanda a aplicação de duas doses para promover a imunização esperada. Estudos apresentados apontam que o imunizante tem eficácia acima de 90%.