Eleitos os novos conselheiros tutelares de Siderópolis

Os novos conselheiros tutelares de Siderópolis foram conhecidos após eleição realizada no domingo, dia 06. Ao todo 998 eleitores marcaram presença nas urnas distribuídas nas escolas municipais, para escolher um dos 11 candidatos. Os cinco mais votados que irão assumir o cargo: Valdeia Cândido Barzan (197 votos); Claudio Jair Rufino (181 votos); Maria N. Moraes (132 votos); Ana Cacilda Zampoli  (102 votos) e Lucineia Augusto Presalino (100 votos), assumirão o cargo a partir de 10 de janeiro de 2020.

A próxima etapa será a capacitação dos eleitos titulares e suplentes. Todo processo desde o edital até o resultado final da eleição foi coordenado pela Secretária de Assistência Social de Siderópolis, Comissão Eleitoral e o Conselho de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA).

A secretaria de Assistência Social de Siderópolis, Gladys Lenuzia Kestering, comentou que o processo ocorreu com tranquilidade e agilidade. “A parceria com o TRE que pela primeira vez cedeu as urnas eletrônicas tornou o processo mais rápido. Quero agradecer a todos desde o executivo que disponibilizou toda a infraestrutura, aos funcionários que trabalharam nas sessões eleitorais e a população que votou”, comentou.

“O Conselho Tutelar exerce um papel fundamental no combate aos casos de violação dos direitos das crianças e adolescentes. Agora os novos conselheiros tutelares terão um importante papel na sociedade”, destacou o Prefeito Hélio Cesa, o Alemão.

Sobre o Conselho

Os Conselhos Tutelares foram criados em 1990, com a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O órgão é encarregado de zelar pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes por parte da família, da comunidade em geral e, principalmente, do poder público.

Resultados nas urnas:

1º titular: Valdeia Cândido Barzan (197 votos)

2º titular: Claudio Jair Rufino (181 votos)

3º titular: Maria N. Moraes (132 votos)

4º titular: Ana Cacilda Zampoli  (102 votos)

5º titular: Lucineia Augusto Presalino (100 votos)

1º suplente: Cléo Martins (89 votos)

2º suplente: Priscila Kestering (63 votos)

3º suplente: Sirleide Teresinha Ferreira (60 votos)

4º suplente: Marjoie Kett Damasio (39 votos)

5º suplente: Deonice Pereira  (29 votos)

RogérioDalsasso (6 votos)