Governo de Siderópolis oferece exames, tratamento e medicamentos para Tuberculose

Próximo domingo, 24, é o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, doença infecciosa e transmissível. O Governo Municipal de Siderópolis, por meio da Secretaria de Saúde, oferece um Programa para tratamento da doença, que auxilia no diagnóstico, além de um infectologista para acompanhamento dos pacientes. Os medicamentos e exames necessários também são fornecidos pelo município de forma gratuita.

“Trabalhamos intensamente para levar o máximo de tratamentos possíveis a nossa população, pois sabemos que a saúde é a nossa principal joia e devemos tratá-la diária e cuidadosamente”, comentou o prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão.

A secretária de saúde do município, Gláucia Cesa Périco, afirma que é de suma importância realizar o tratamento. “Devemos aproveitar a oportunidade que a cidade disponibiliza e cuidar de nossa saúde. Principalmente nos conscientizando e transferindo os conhecimentos que adquirimos para outras pessoas que também necessitam do tratamento”, destacou.

O que é a Tuberculose?

A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculosae) que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão é aérea; ela não é transmitida pelo compartilhamento de roupas, lençóis, copos e outros objetos.

Quais os sintomas?

Na maioria das pessoas infectadas, os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são tosse seca contínua no início dos sintomas, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa, geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza e prostração.

Como tratar?

O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem interrupção.