Siderópolis participa da homologação do ‘Plano do Vigidesastre’

A redução do risco de desastres é uma função essencial dentro do município, sendo assim, o Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária de Siderópolis, participou da homologação do ‘Plano do Vigidesastre’, programa sob a responsabilidade da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental, do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Seu objetivo é desenvolver um conjunto de ações a serem adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para reduzir o risco da exposição da população e dos profissionais de saúde, reduzir doenças e agravos decorrentes deles bem como os danos à infraestrutura de saúde.

“Devemos considerar em seu processo de planejamento, a inserção de ações para a prevenção, mitigação, preparação, resposta e reabilitação, visando reduzir o impacto dos desastres sobre a saúde pública”, comentou a Secretária de Saúde, Gláucia Cesa Périco, acrescentando que “o envolvimento de todo o sistema de saúde e do estabelecimento de um processo de colaboração intersetorial e interinstitucional voltado para redução dos impactos de emergências ou desastres, sejam eles de origem natural ou tecnológica, é de extrema importância”.

O prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão, parabenizou a equipe pela participação. “Participar de um plano que tanto interessa para nosso município, é muito importante. A atuação em situações de desastres deve ter um enfoque grande em todos os setores”, destacou o prefeito.