Siderópolis inicia projeto Futebol com leitura: um gol de conhecimento

Buscando uma maior participação junto às escolinhas de futebol da rede municipal de ensino de Siderópolis, o Governo Municipal de Siderópolis através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte em parceria com os Projetos de Escolinhas de Futebol iniciou esta semana o projeto “Futebol com leitura: um gol de conhecimento”. O objetivo principal é o fortalecimento da leitura e da escrita dos atletas participantes, bem como a prática esportiva através das estruturas existentes nos Centros de Treinamentos e escolas, contribuindo para a construção da cidadania, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. “Além da prática esportiva, as escolinhas precisam auxiliar na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e atuantes na sociedade. A leitura é um dos principais caminhos para isso”, explica a Coordenadora Pedagógica, Rossana Botini. Para isso, o “Futebol com leitura: um gol de conhecimento” será trabalhado junto aos alunos matriculados nas escolinhas de futebol da rede com leitura de textos sobre esporte e acompanhamento da Coordenação Pedagógica da freqüência e rendimento escolar com a participação dos pais através de reuniões bimestrais. Participam do projeto as crianças, jovens e adolescentes matriculados na Rede Municipal de Ensino, com apresentação do boletim para verificação da freqüência e do rendimento escolar no final de cada bimestre. “A primeira experiência está sendo fantástica. Eles chegam motivados para os treinos, e a cada dia um dos alunos é encarregado de trazer um texto e ler para os colegas”, comenta o coordenador das escolinhas, Serginho Lopes.