Emenda inviabiliza financiamento para pavimentação de ruas

No mesmo dia em que era anunciada pelo Governo Federal a liberação de R$ 13,6 milhões para investimentos nas obras de saneamento básico, a Câmara de Vereadores de Siderópolis aprovou com emenda o projeto que autorizava o Executivo a realizar financiamento de R$ 1,5 milhão com o Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Badesc). Através do programa Badesc Cidades, o objetivo era conseguir recursos para pavimentação de 16 ruas no centro e bairros. A emenda apresentada pelos vereadores Maicon Aléssio, Romildo Soares, Jucélia Scaini, Leonor Rampinelli e Roberto Pagani obriga o pagamento do financiamento até 31 de dezembro de 2012. “Isso não existe. A oposição conseguiu o que queria: inviabilizou o projeto e deixará dezenas de famílias na poeira por mais um bom tempo”, lamentou o prefeito em exercício Elvi Donadel. Toda a documentação estava autorizada pelo órgão estadual, bastando apenas a aprovação da Câmara. “Preparamos o município para buscar recursos. Os vereadores solicitaram pavimentações, nós buscamos a solução, mas a oposição preferiu decidir politicamente. Aliás, isso não é nada mais do que uma ação política”, comentou. Na manhã desta terça-feira (8) o prefeito em exercício convocou reuniu com secretários e vereadores da base aliada para discutir o assunto. “É sempre a mesma história quando se aproxima do ano da eleição. Isso já aconteceu com o Reluz, que previa a troca da iluminação até o Bairro Rio Fiorita e também foi inviabilizado. Infelizmente a cidade perde, e, principalmente os moradores dessas ruas”, explicou o vereador Sérgio Giongo. Para ele, a população precisa ficar atenta a quem “articula” essas ações da oposição. “Tem gente poderosa por trás disso. Se a oposição não quer assumir o financiamento, não tem problema. A gente continua administrando a cidade e paga, assim como fizemos com as contas do ex-prefeito”, finaliza o vereador.