Canalização do Rio Albina é inspecionada

Prefeitura de Siderópolis, através das Secretarias de Obras e Agricultura, inspecionou essa semana todo o percurso canalizado do Rio Albina, que corta o centro da cidade. Funcionários conferiram as galerias desde o Bairro Estrada de Ferro até a Vila Esperança e não encontraram nenhum obstáculo.

Assim, fica comprovado que a inundação da semana passada foi ocasionada pelo excesso de água. “É importante fazer o registro de que os moradores e, principalmente, os comerciantes estão de parabéns pela limpeza do rio”, explica o Secretário de Obras, Vanio Nava.

Para aumentar a vazão da água no Rio Albina, o prefeito Douglas Warmling, o Guinga, terá audiência na quinta-feira (27) no Ministério das Cidades com o Secretário Nacional de Saneamento, Leodegar Tiscoski. Por intermédio do Deputado Estadual Valmir Comin, o prefeito tentará viabilizar a construção de um canal auxiliar, e também a conclusão da canalização, que está orçada em R$ 5 milhões. “O projeto contempla também a humanização do trajeto por onde passa o rio. Encaminhamos a documentação ainda em 2010 e vamos explicar a situação após essas últimas chuvas para que o processo seja agilizado”, comenta Guinga.