Máquinas da prefeitura auxiliam agricultores com silagem

A prefeitura de Siderópolis, através da Secretaria de Agricultura, intensifica nas próximas semanas o trabalho de auxilio aos agricultores. Objetivo é acelerar o processo da silagem que é usada em pequenas propriedades rurais visando contribuir com a sustentabilidade da agricultura familiar.

A silagem em Siderópolis começa a partir da segunda quinzena de dezembro e se estende até meados de abril, sendo que a prefeitura desloca o maquinário até as propriedades. O processo é simples e é feito depois do milho amadurecido.

Ele então é triturado pela ensiladeira acoplada no trator e armazenado em depósitos totalmente cobertos e protegidos das ações do tempo. Em Siderópolis cerca de 70 famílias de agricultores utilizam esse método para alimentação do gado no inverno. “É dessa maneira que o gado se alimenta no período de frio quando a pastagem fica precária. A silagem é fundamental nesse processo”, comenta o secretário de Agricultura, Pedro Motta.