Siderópolis e Belluno (Itália) firmam Pacto de Amizade

O Governo Municipal de Siderópolis firmou na noite desta terça-feira (8) um Pacto de Amizade com o município de Belluno, na Itália. A solenidade aconteceu no Siderópolis Clube e contou com a presença de uma comitiva de italianos que veio ao Brasil especialmente para o ato, além de autoridades brasileiras locais e regionais.

O documento foi assinado pelo prefeito Douglas Warmling, o Guinga, e pela assessora de cultura e fluxo migratório do município de Belluno, Maria Grazia Passuello. “Essa união das duas cidades através do intercâmbio sociocultural tem o objetivo de evidenciar as raízes comuns entre elas. Além disso, queremos promover políticas culturais diretas para conservar e defender o valor da identidade veneta e da pátria de origem. Mais do que isso, queremos que haja realmente uma troca de experiência para que possamos trazer e enviar coisas boas”, afirmou Guinga.

O ato foi testemunhado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Belluno, Oreste Cugnach, e de Siderópolis, Luiz Salvaro, pelo vereador Paolo Costa, pelo presidente da Associação Bellunese Nel Mondo, José Crepaldi, pelo vice-prefeito de Cortina d`Ampezzo (comunidade italiana da região do Veneto, na província de Belluno), David Speggia, por Oscar De Bona, Secretario de Estado da Região de Veneto para Fluxos Imigratórios, por Gino Pante, Representante Anci Veneto (Associação dos Municípios da Região de Veneto) e Fiori Benedetto, representante da Ente Parco Dolomiti Bellunesi.

Com o Pacto de Amizade os municípios se comprometem, entre outras coisas, a promover um sistema permanente de intercambio turístico e cultural; a favorecer a valorização das tradições da cultura italiana; a organizar encontros temáticas relativos a cultura veneta e a imigração bellunese e a promover entre eles políticas de desenvolvimento tecnológico, industrial e comercial.