Guinga decide permanecer no Executivo

O prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, decidiu nesta quinta-feira (1) permanecer no cargo. Desde o início da semana cogitou-se a possibilidade dele concorrer a Câmara Federal ocupando a vaga do Secretário Nacional de Saneamento, Leodegar Tiscoski, que declinou da intenção no último sábado.

Guinga passou os últimos três dias mantendo contato com lideranças progressistas regionais e estaduais. Na quarta-feira (31) esteve em Florianópolis conversando com os deputados Valmir Comin e Joares Ponticelli, além do ex-governador Esperidião Amin. A decisão de Guinga foi anunciada após reunião com o diretório municipal, na manhã de hoje. “Por unanimidade eles foram contra. O tempo foi muito curto, mas as demonstrações de apoio me fizeram pensar até o último instante nessa possibilidade. Tinha e continuo tendo a vontade de concorrer, no entanto, neste momento, a renúncia pesou muito na minha decisão. Não preparei o partido e nem a administração para isso e não sei como a população reagiria também”, comenta.

Além da renúncia, uma outra preocupação de Guinga era quanto a definição das candidaturas na região. “O partido ainda não definiu quantos candidatos terá com a saída do Leodegar. Eu não posso arriscar em renunciar e depois ser surpreendido com outras candidaturas no Sul. Fui alertado disso pela direção estadual e agi com muita responsabilidade para não dar um passo em falso”, explica.

Após anunciar a desistência da pré-candidatura, Guinga comunicou a decisão às lideranças progressistas. O prefeito quer agora participar da definição do candidato à Câmara Federal pela região sul. “O partido vai encontrar um nome para ocupar esse espaço deixado pelo Leodegar. Vamos nos reunir ainda na primeira quinzena de abril para começarmos a trabalhar”, finaliza.