Estado foi alertado sobre perigo na SC-445

Quem trafega pela SC-445, que liga Siderópolis e Criciúma, convive desde a última grande chuva do ano passado com o perigo na rodovia. Depois do transtorno causado pelos deslizamentos na estrada, após as chuvas de janeiro do ano passado, nos últimos meses o medo dos motoristas era quanto às crateras que surgiram às margens.

A conhecida “voçoroca” é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão causados pelas chuvas e intempéries em solo onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas.

Diante desse perigo o Governo Municipal de Siderópolis alertou por inúmeras vezes a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma e o Deinfra sobre o problema. No entanto, até a manhã deste domingo nenhuma providência havia sido tomada. “Nós cansamos de comunicar o Deinfra e a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma sobre o perigo na rodovia, mas infelizmente ninguém nos atendeu. Felizmente ninguém ficou ferido por enquanto. Mas é preciso um pouco mais de atenção com o local”, desabafa o prefeito Douglas Warmling, o Guinga.

Na Câmara de Vereadores o assunto teve eco com o requerimento do vereador Leonor Rampinelli pedindo um estudo aprofundado da rodovia. Também não foi atendido. “Muitas vezes fico imaginando que somente com alguma tragédia para que as autoridades estaduais se sensibilizem”, finaliza.

Fotos: Arquivo fevereiro de 2010