Guinga deixa presidência da Amrec com importantes conquistas

O prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, o Guinga, deixa nesta quinta-feira (25) a presidência da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), em solenidade marcada para as 17h. Em pouco mais de cinco meses a frente da entidade, Guinga buscou unir os prefeitos e conseguiu bons resultados.

Depois de assumir a associação num momento delicado, em setembro passado, com a diminuição dos repasses financeiros das prefeituras e com a exoneração de praticamente todos os técnicos, o prefeito de Siderópolis soube contornar a crise, e entrega a Amrec com uma nova visão. “Deixamos de ter o respaldo técnico, mas continuamos tendo a força política. A Amrec continua sendo, aqui e fora, uma das mais importantes instituições da sociedade”, afirma.

União para causas regionais

Entre as conquistas é importante destacar o aperfeiçoamento dos colegiados da administração pública, iniciado ainda na gestão do ex-presidente e prefeito de Urussanga, Luis Carlos Zen, a discussão das perdas do Fundeb, além da implantação do Sistema Unificado de Atenção à Saúde Agropecuária (Suasa). “A medida beneficia diretamente a agricultura familiar, já que a inspeção se torna integrada. Ao invés de cada serviço municipal, estadual e federal atuar isoladamente, passam agora a fazer parte de um único sistema”, explica.

Nos últimos meses a Amrec buscou apoiar a ação da Sala dos Municípios, da Unesc, e também a união de esforços em prol de causas regionais, através do envolvimento direto em parceria com a ACIC e SDR. “A universidade criou um importante instrumento para a busca de recursos para os municípios. Somos parceiros no projeto ao consolidarmos a forca política na liberação de verbas, principalmente, em Brasília”, destaca Guinga.

Duas outras importantes iniciativas foram a busca pela transparência da administração pública, e o pontapé inicial para a criação do Plano Diretor Regional de Mineração, em conjunto com a Unesc e com a Amesc. “Serão duas importantes ferramentas para a sociedade e que estão bem encaminhadas”, argumenta.

O futuro da entidade

Antes de ser presidente, Guinga viu os municípios de Lauro Muller e Orleans se distanciarem e partirem para a criação da Associação dos Municípios da Encosta da Serra Geral (Amesg). O segundo definitivamente, o primeiro, em período de licença. O retorno de Lauro Muller a Amrec poderá acontecer a qualquer momento. “Fiz em duas ocasiões o convite ao prefeito Hélio Bunn para que ele retorne à associação da região carbonífera. Acredito muito que isso se concretizará”, antecipa.

Projetando o futuro, Guinga acredita que o pior momento da Amrec passou. Daqui em diante, a associação precisa manter a união e buscar solução para problemas regionais. “Temos que continuar unidos entre si, e com as demais instituições, para buscarmos cada vez mais o desenvolvimento da nossa região”, finaliza.