Mudanças nas fórmulas de disputa agradam Siderópolis/Unesc

Depois de conhecer o calendário e as fórmulas de disputa das competições deste ano, a diretoria do time de futsal masculino de Siderópolis/Unesc avaliou positivamente as principais mudanças. Além de poder contar com os grandes desde o principio da Divisão Especial, o clube de Siderópolis ganhou a possibilidade de disputar a Copa Santa Catarina novamente em quadras menores.

A Federação havia exigido no ano passado as medidas oficiais, mas voltou atrás na sexta-feira. A Divisão Especial continuará sendo disputada em quadras maiores. “Para a Copa serão oito times, divididos em duas chaves que jogarão turno e returno. Serão chaves regionais na primeira fase e Siderópolis terá como adversários: Capivari de Baixo, Ibirama e Ituporanga”, afirma o supervisor Leandro Nascimento.

Para os dias 25, 26 e 27 de março estão marcados os jogos de ida, ainda sem local marcado. Nesta terça-feira (23) Siderópolis decidirá se tem condições de receber os jogos. O returno será em Ituporanga. “Capivari e Ibirama já abriram mão, então vamos estudar a possibilidade de fazer a fase em Criciúma, ou até mesmo em Siderópolis, no Ginásio da Escola Jorge Bif, já que o Ginásio 19 de Dezembro ainda está em reformas. Caso contrário, turno e returno serão disputados em Ituporanga”, afirma o presidente da Associação dos Amigos do Esporte, Vanio Nava.

Divisão Especial

Já a principal competição do calendário catarinense teve uma mudança radical na forma de disputa. Diferente dos anos anteriores, os quatro times da Liga Nacional (Malwee, Joinville, Unisul e Colegial) entram na competição desde o início, e não mais na segunda fase. “Isso porque equipes como Pinhalzinho, São Miguel d`Oeste e Xaxim desistiram das competições por falta de recursos”, comenta Nascimento.

Na primeira fase, que inicia no dia primeiro de maio, serão 10 times buscando oito vagas para as quartas de final. Na seqüência semifinal e final. O campeão garante vaga no quadrangular. No returno a formula será a mesma, até sair o segundo campeão. Os outros dois times serão escolhidos através do melhor índice técnico. “Ficou uma fórmula interessante, onde os times menores poderão enfrentar os grandes desde o começo”, explica o técnico Serginho Lopes.

Disputarão a Divisão Especial deste ano, além do Siderópolis/Unesc e dos quatro times da Liga Nacional, Capivari de Baixo, Ibirama, Blumenau, Chapecó e Concórdia.