CAPS completa três anos em Siderópolis

Há três anos as prefeituras de Siderópolis e de Nova Veneza inauguravam o Centro de Atenção Psicossocial. O CAPS é uma instituição de saúde que oferece acompanhamento psiquiátrico, psicológico e terapêutico, direcionados às pessoas com transtorno mental. A instituição sempre esteve engajada em projetos sociais do município, defendendo sua posição firme na luta contra os maus tratos oferecidos nos manicômios, que foram reduzidos, dando lugar a um novo e benéfico tipo de tratamento.

A luta é um movimento que teve início graças aos Executivos, que passaram a questionar o tratamento oferecido nos manicômios às pessoas com transtornos mentais. A comemoração do aniversário de três anos do CAPS aconteceu essa semana, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, no centro.

O evento foi marcado por um clima de alegria e descontração, com várias atividades sendo desenvolvidas ao longo do dia. O prefeito Douglas Warmling, o Guinga, comentou a importância do serviço para a região. “A satisfação maior é ver que pessoas que antes eram consideradas incapazes, hoje desenvolvem atividades sociais e culturais, mostrando que são capazes de serem integradas na sociedade”, disse.

O projeto é uma parceria com o município de Nova Veneza em convênio com o Governo Federal e custa cerca de R$ 20 mil mensais. As atividades realizadas no CAPS incluem: triagem; atendimento Individual; atendimento em grupo; consultas psiquiátricas; oficinas terapêuticas; visitas domiciliares; atendimento à família; atividades comunitárias; atividades de suporte social e atividades físicas. Para participar do CAPS procure o PSF do seu bairro ou o Programa de Saúde Mental. O telefone é o 3435-0240.