TAC do Saneamento é assinado em Siderópolis

O prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, assinou no fim da tarde desta quarta-feira (26) o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Saneamento. A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença do promotor de justiça, Luciano Naschenweng. O objetivo do termo é a adequação do município às Políticas Nacional e Estadual de Saneamento Básico, por intermédio da realização do planejamento e estruturação de Siderópolis à prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

O município terá agora dois anos para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, que será o primeiro passo para a realização do esgotamento sanitário. Este foi o segundo TAC proposto pelo Ministério Público, sendo que o primeiro o Executivo não assinou porque entendeu inacessível. “O Luciano (Naschenweng) foi sensível e conseguiu adequar o TAC à realidade de Siderópolis. O cidadão pode ter uma certeza: o tratamento do esgoto e a destinação correta dos resíduos passam a ser prioridades dentro de Siderópolis”, comentou Guinga.

O promotor fez questão de vir a Siderópolis para explicar, também, aos vereadores o objetivo do TAC. “É importante que o Legislativo saiba do que se trata, porque o prefeito vai precisar enviar projetos à Câmara durante a execução do projeto”, explicou Naschenweng. A intenção de Guinga é começar a tratar imediatamente do Plano de Saneamento Básico, para, posteriormente, buscar recursos para a execução da obra. “Vamos precisar de investimentos de terceiros, e para isso precisamos de um projeto bem embasado, detalhado, ou seja, um diagnóstico de toda a cidade. Queremos mudar a realidade de Siderópolis, que, infelizmente, é a realidade de muitos municípios de Santa Catarina na área de saneamento” concluiu.

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Elvi Donadel, dos secretários municipais, vereadores e integrantes da sociedade civil.