Produtores conhecem tipos de pastagem

Cerca de 40 produtores de gado leiteiro e de corte saíram a campo esta semana em Siderópolis para conhecerem a unidade demonstrativa de tipos de pastagens. Instalada no sítio Monte Brumado, na comunidade de Nossa Senhora da Saúde, a unidade vem sendo acompanhada desde o início de dezembro quando foram plantados dois metros quadrados de cada uma das 24 espécies de plantas forrageiras.

O objetivo do encontro era fazer uma troca de experiências com os produtores e observar o desenvolvimento da cada espécie. “É importante o conhecimento de novas técnicas para tornar a atividade mais rentável, ainda mais nessa época de crise”, comentou o vice prefeito Elvi Donadel.

A unidade demonstrativa vai facilitar o produtor a escolher quais as pastagens são mais promissoras para cada propriedade. “Acabamos de criar outra unidade na localidade de Rio Jordão Alto. Serão os mesmos 24 tipos de pastagens, mas testados em local diferente, agora mais próximo da serra”, explica o engenheiro agrônomo da Epagri, Edson Borba.

Até o momento duas espécies de destacaram, a aruana (semente) e a tífton 85 (muda). “Ainda é cedo para fazer uma avaliação. A tífton já esteve em melhor desenvolvimento e agora parou um pouco. De qualquer forma somente no inverno poderemos chegar a uma conclusão, já que é o período onde a pastagem demora mais para crescer”, pontua o veterinário da Prefeitura, Leomar Dalcin.

A parceria entre poder executivo e os agricultores começou em 2005 quando foi contratado um veterinário. Além disso, é colocado a disposição serviços como a inseminação artificial, siladeira e a entrega de sementes.

Pasto é a base alimentar

Em Siderópolis estão cadastrados cerca de 60 produtores de gado leiteiro e de corte e a alimentação é a maior preocupação de todos. O pasto é fundamental porque é a base alimentar da produção. As unidades demonstrativas de Siderópolis são as únicas na região fora de Urussanga.

Pastoreio dura 30 dias

O pastoreio racional voisin tem uma premissa básica que é a divisão das pastagens em piquetes, fazendo com que enquanto um deles está em uso, outros fiquem em descanso, favorecendo assim a fotossíntese através do acúmulo das reservas tanto energéticas quanto protéicas nas raízes das plantas. É chamado racional, pois apesar do sistema ser rotacionado, não segue uma ordem pré-estabelecida, sendo utilizado sempre o piquete que estiver em melhores condições.

A troca de pastos segue uma análise fisiológica das pastagens de cada piquete. Siderópolis hoje tem 16 propriedades com sistema de pastoreio racional voisin implantados. As sementes utilizadas nas unidades demonstrativas foram cedidas pelas Suprareal sementes, do Paraná.

Engenheiro Agrônomo da Epagri

Edson Borba Teixeira