Guinga diz estar preocupado com o desemprego

O prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, o Guinga, em reunião de secretários esta semana, afirmou estar preocupado com o desemprego no município. Segundo dados do Sine/Siderópolis, a maior queda em 2009 se deu nas pequenas empresas. No mesmo período de 2008 foram feitos 25 pedidos de seguro desemprego contra 104 deste ano. A principal causa é a crise ambiental e mundial que vem atingindo desde dezembro a economia.

Para o prefeito, de nada adianta os órgãos públicos estarem preocupados com educação, saúde e lazer, se a população estiver desempregada. Por isso, ele afirma que a prefeitura está desenvolvendo algumas medidas para reverter o quadro. “Apesar da prefeitura não ser geradora de empregos e sim prestadora de serviço, temos a obrigação de incentivar e fomentar a geração", explica Guinga.

Ele comenta a criação de uma nova área industrial, na entrada da cidade, um espaço onde várias empresas deverão se instalar, criando empregos e renda para a população. O projeto "Força do Empreendedor" também está entre as propostas da Prefeitura, e deve incentivar a instalação de micro e pequenas empresas. “Vamos estruturar a área industrial buscando atrair novas empresas. A prefeitura deve contribuir e doar terreno para a instalação de novos negócios e que gerem empregos para a população”, finaliza o prefeito.

Da mesma forma que a prefeitura tenta atrair novas indústrias, o Executivo não perde a oportunidade de qualificar profissionalmente a mão de obra. Projetos como o “Costurando o Futuro”, cursos profissionalizantes em parceria com a Satc e outros projetos incentivam cada vez mais as pessoas a buscarem aperfeiçoamento nas profissões.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

João Manoel Neto