Guinga, Frigo e Walmor de Lucca firmam convênio

O turismo no interior de Siderópolis e Nova Veneza ganhará em breve mais um impulso. Um acordo firmado na tarde deste sábado (28) entre o prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, o Guinga, o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo, e o presidente da Casan, Walmor de Lucca, levará asfalto da divisa dos municípios até o entroncamento na ida para Siderópolis, passando em frente da Barragem do Rio São Bento. A obra compreende 3,5 quilômetros e o anúncio aconteceu no auditório da barragem, contando com a presença dos moradores.

Como o maquinário da prefeitura de Siderópolis estará comprometido com a continuação do asfalto do município até a barragem através do Rio Jordão, surgiu a idéia do município de Nova Veneza ceder as máquinas, bastando para isso a aprovação nas duas Câmaras de Vereadores. “A nossa meta principal continua sendo o asfalto até a Barragem. Essa obra vai refletir diretamente no turismo e na economia dos municípios do sul do Estado. Infelizmente não temos condições de fazer as duas obras ao mesmo tempo, e por isso a importância dessa parceria com Nova Veneza”, comentou o prefeito Guinga.

A oficialização do acordo deverá ser feita em breve para possibilitar o início das obras. “O dinheiro está à disposição, basta a aprovação das Câmaras e do encaminhamento do convênio. Embora o local pertença a Siderópolis, é preciso uma visão regional já que a maioria dos moradores desta comunidade compra em Nova Veneza e deixa lá os seus impostos”, comentou o presidente da Casan.

Água para as famílias também está garantida

Um contraste é vivido hoje pelos moradores da comunidade de São Pedro, no interior de Siderópolis. Embora a Barragem seja vizinha dos moradores, eles ainda não têm água tratada. A obrigação de abastecimento não é da Casan, já que o local não é parte do perímetro urbano, mas o presidente se comprometeu em canalizar a água para as 40 famílias. “Não é justo que quem esteja aqui do lado não tenha água tratada, mesmo que o sistema já abasteça o interior de municípios vizinhos. É preciso o reconhecimento destas famílias”, alertou De Lucca.

Para levar água até a comunidade será necessária a canalização e 3,7 quilômetros , e a prefeitura de Siderópolis deverá auxiliar com maquinário. Além disso, durante a reunião ficou decidido que as comunidades de Linha Alexandre da Boit e Santo Antônio também receberão água tratada. No entanto, ainda será necessário um projeto para iniciar os trabalhos.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis
João Manoel Neto