Adultos aprendem a ler e escrever

Eles não tiveram a possibilidade de estudar quando eram mais jovens. Com o passar dos anos o sonho de poder ler e escrever foi ficando cada vez mais distante. No entanto desde o primeiro semestre deste ano alguns adultos de Siderópolis tiveram a oportunidade de tentar pela primeira vez o contato com o lápis e a borracha.

O projeto Sede do Saber foi implantado pela Prefeitura de Siderópolis através da Secretaria de Educação com o intuito de ensinar o caminho das letras para os adultos. No começa a procura foi grande. Com o passar dos meses alguns foram ficando pelo caminho e desistindo do sonho. No entanto, quem permaneceu hoje já colhe os frutos da força de vontade. A turma de sete alunos que tem aulas na Escola Municipal Jorge Bif, na Vila São Jorge, escreveu pela primeira vez na noite de quarta-feira uma carta. Ela foi endereçada ao Prefeito Douglas Warmling, o Guinga, mas foi recebida pelo Secretário de Educação Clademir de Souza, já que o prefeito estava em Florianópolis. Mostrando todo o aprendizado até o momento, os alunos leram em voz alta o que escreveram e deixaram emocionados os que estavam na sala de aula. A maior preocupação de todos era quanto à continuidade do projeto no ano que vem, mas o secretário confirmou as aulas para 2009. Para os alunos o momento é gratificante. “É muito bom. Sempre tive vontade de aprender, mas achei que nunca fosse possível. Hoje estou feliz”, conta o aposentado Jaime de Jesus André, de 58 anos. As aulas do projeto Sede do Saber acontecem também na escola José do Patrocínio, no Centro, as segundas, terças e quartas feiras. Quem tiver interesse em se inscrever no projeto para o ano que vem deve procurar a Secretaria de Educação.