CSN: Homenagens e valorização da cultura de Siderópolis

O recém reformado e inaugurado prédio do Escritório da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), além de colocar em uso um espaço tombado pelo Patrimônio Público Municipal e abrigar serviços públicos, que antes pagavam aluguel. Será sede de três espaço culturais e ainda presta homenagens a sete ex-funcionários da CSN, que trabalhavam no local.

O local abriga a biblioteca municipal, a sede da Academia de Letras e Artes (ALASI) e o Museu do Carvão, primeiro Museu da cidade. Conforme a presidente da Alasi, Graça Botelho é importante que a Academia tenha casa própria. “Vamos ter um local para preparar as atividades, os projetos, trazer para cá toda a documentação e os livros. É um fato importantíssimo para nós”, analisou a presente.

Durante a inauguração do Escritório da CSN, os membros da Academia conheceram a filha Zeferino Formanski, Isabela Formanski Alves, de 60 anos. A sala ocupada pela Academia é uma das sete que receberam nomes de ex-funcionários da CSN que trabalhavam no prédio. Zeferino foi Chefe do Departamento do Pessoal do Escritório, onde se aposentou.

“É muito emocionante. Ele foi um grande homem e merece toda essa homenagem”, disse a filha mais nova de Zeferino. “Meu pai era tudo de bom”, afirmou Isabela lembrando que o pai trabalhou na CSN durante toda a vida prisional até a aposentadoria.

*Homenagens e levantamentos de ex-trabalhadores*

Os nomes dos homenageados foram decididos após consulta pública para indicação dos nomes dos trabalhadores que atuaram no prédio, e sorteio realizado pelo Conselho de Políticas Públicas Culturais de Siderópolis. Segundo o assessor de Cultura e Turismo do Siderópolis, Arisson Fabricio Nunes, um novo levantamento dos nomes que trabalharam na CSN está em andamento para uma futura homenagem, assim como os já indicados pela população por meio de formulário. “Vamos fazer uma homenagem a todos os trabalhadores da CSN”, comentou.

Além dos nomes, o Departamento de Cultura e Turismo continua solicitando a colaboração da população para doações de fotografias, objetos e obras de artes sobre o tema, e que possam integrar o acervo deste novo espaço. “As pessoas que desejarem fazer suas doações ao Museu devem levar as peças ao prédio da prefeitura, ou ao novo Museu. Tudo será catalogado e fará parte do acervo do primeiro Museu do Carvão, colaborando para a realização do sonho da nossa comunidade”, diz Arisson.

As doações para o Museu podem ser levadas à prefeitura de Siderópolis ou podem entrar em contato no 3435-8900.

O prefeito Franqui Salvaro lembra que além de um importante local para a memória do povo de Siderópolis, é uma espaço que vai gerar uma economia de R$ 12mil mensais aos cofres públicos de setores que deixam de pagar aluguel. “Muitos gestores passaram e não tiveram essa visão de recuperar o escritório da CSN, que significa restaurar a história e a cultural de Siderópolis e ainda fazer gestão”, ponderou o prefeito Franqui Salvaro.

História

Construído em 1944, no auge da exploração do carvão, o Escritório da CSN tem 677 metros quadrados, e fica localizado no bairro Rio Fiorita. A Companhia Siderúrgica Nacional esteve presente no município de 1941 até 1991. Em 2000 a edificação foi doada ao município e em 2010 tombado como Patrimônio Material de Siderópolis.

Nomes sorteados para compor as salas do Escritório da CSN

João Nunes Pereira: auxiliar de escritório, filho de Sebastião Pereira e Inácia Nunes, nascido em 26/05/1921, em Urubicí. Foi admitido em 09/09/1943 e demitido em 01.09.1959

Álvaro Luiz Piacentini: Foi Chefia do Setor de Custo, se aposentou na empresa depois de 25 anos de serviço. Nasceu em Treviso, então Urussanga, em 25 de agosto de 1924. Filho de Ricciere Piacentini e Amália Bortoluzzi Piacentini, teve 7 filhos com Adélia Pagani Piacentini: Vladimir Álvaro, Tânia Maria, Telma Anita, Valmir Humberto, Tanira Margarete, João José e Giancarlo. Foi presidente (ou diretor) do Itaúna Atlético Clube, quando foi campeão da Liga Atlética da Região Mineira (Larm), em 1956. Morou nas casas geminadas da CSN, na saudosa Vila Formosa, depois em Criciúma e em Florianópolis, onde faleceu, em 7 de dezembro de 1989.

Zeferino Formanski: função de Chefe do Departamento do Pessoal do Escritório, é filho de Estanislau Formanski e Ana Machenski Formanski, nasceu em 15/08/1927 em Urussanga. Foi admitido em 18/12/1945 e demitido por acordo em 30/06/1978. Casou-se em 10/01/1953 com Doralda Macarini Formanski.

José Artêmio Vieira: Foi Fiel de Caixa na CSN. Nasceu em São José -SC, em 06/06/1914. Casou-se com Maria de Lourdes Melo Vieira em 14/07/1941, com quem teve 6 filhos: Vera Regina, Nina Rosa, Rose Mari, Ângela Maria, Juarês e Barbara Daniela. Ingressou na CSN em agosto de 1943, sempre na mesma sala do escritório. Se aposentou em agosto de 1973. Se mudou para Florianópolis no mesmo mês. Faleceu em 20 de abril de 1998 em Medianeira-PR.

Dante Bolsoni: Auxiliar de Escritório, filho de José Bolsoni e Angelina Marcon Bolsoni. Nasceu em 23/03/1910 em Vacarias-RS. Admitido em 16/09/1944. Casou-se com Iracilda Reichstein.

Orlando de Giacometti: Auxiliar de Serviço de Ponto, é filho de Antônio de Giacometti e Ermelinda de Giacometti. Nasceu em 10/01/1920, em Taquara-RS. Foi admitido em 16/06/1943. Assumiu outras funções como Chefe de Seção do Almoxarifado, Auxiliar de Administração, Auxiliar de Escritório, Encarregado Interino de Pessoal, Chefe de Serviço de Compras. Casou-se com Zelega de Lorenzi Giacometti. Foi demitido por acordo em 01/11/1968.

Maria Martha Cifuentes de Mattia: conhecida como Diva, foi telefonista de 1954 até o ano de 1981. Aposentou-se na CSN, era residente de Siderópolis, casou com Lauro De Mattia, moravam no Rio Fiorita, mais tarde no Centro de Siderópolis. Nasceu em Orleans, em 30/01/1928, faleceu em Nova Veneza em 26/06/2022.