Reunião comunitária trata sobre o Plano de Saneamento Básico na comunidade do Rio Jordão em Siderópolis

Uma reunião comunitária vai tratar da revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, amanhã à noite (8/11), no Salão de Festa da comunidade de Rio Jordão. A organização é do Governo Municipal de Siderópolis em parceria com a Unesc/Iparque, e envolve as comunidades do Costão de Serra, Linha Alexandre Da Boit, Santo Antônio, São Pedro, Rio Jordão, Rio Jordão Alto e Médio.

Conforme o coordenador adjunto do projeto, o engenheiro da Unesc José Alfredo Dallarmi da Costa, essa é a segunda reunião que debate o tema com as comunidades e que ainda será realizada uma audiência pública final de dezembro, na câmara de vereadores. O engenheiro enfatiza neste processo a necessidade de “participação e mobilização social” para estudo e planejamento e servirá para os próximos 20 anos.

O intuito é que toda a população tenha acesso aos serviços de saneamento básico. “Saneamento básico é promover a saúde, o bem estar e a cidadania da população”, explica José Alfredo.

Saneamento Básico

O saneamento básico contempla serviços de abastecimento de água, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, coleta, tratamento e disposição final do esgoto doméstico e manejo das águas pluviais e drenagem urbana.

O Plano é um instrumento legal, norteador das políticas de saneamento básico do município e transformador social, por meio da universalização dos serviços públicos de saneamento. “Todos os cidadãos do município de Siderópolis estão convidados para participar da reunião”, incentiva o engenheiro.