Outubro Rosa: Unidades de Saúde de Siderópolis fazem horário especial para exame preventivo

As Unidade de Saúde de Siderópolis estão com horário estendido neste mês de outubro, das 17h às 20h, para realização do exame preventivo (citopatológico) e avaliação das mamas. A iniciativa é do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, e faz parte da programação em alusão ao Outubro Rosa e da campanha de combate e prevenção do câncer de mama e de colo de útero.

Conforme a secretária de Saúde, Janaina Bertan Warmling, todos os dias haverá horários especiais em uma unidade de saúde, para atendimento às mulheres com agendamento prévio. “Incentivamos que entre em contato com a sua unidade de saúde mais próxima para marcar um horário para fazer o exame”, aconselhou a secretaria.

Filas zeradas

A secretaria diz que as mulheres estão aguardando diagnóstico de mamografias e ainda todas as solicitações serão agendadas sem espera em filas, zerando os exames. “Lembrando que o Ministério da Saúde preconiza solicitação de prevenção na idade a partir dos 50 a 69 anos, e idade livre em caso de achados em avaliação”, relembra.

As mulheres que estão aguardando exames de ultrassom transvaginal e ultrassom de mama, também será realizado investimento para agilizar e zerar a fila. O prefeito Franqui Salvaro diz que a ideia do Governo é que as pessoas que estão na fila possam fazer o exame o quanto antes, e assim fazer o retorno médico. “Nesses casos, o quanto antes se tem o diagnóstico, melhor para o tratamento quando é necessário. Já que a prevenção nesses casos, ainda é a melhor solução”, comentou.

Palestras nas empresas

Orientações em empresas do município, por meio de palestras, serão realizadas pelos profissionais do Atenção Primária. É necessário agendamento. “Todos os anos a campanha vem com o objetivo de relembrar, a importância da prevenção e o diagnóstico precoce. Ações são desenvolvidas para estimular a mulher ao autocuidado e a busca pelo atendimento, de lembrar de que é preciso tirar um tempo para si, para sua saúde”, afirma a secretária Janaína.