Semana do Meio Ambiente: ação é realizada nas escolas para promover conscientização ambiental

Na Semana do Meio Ambiente, o Governo Municipal e a Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid) realizam uma ação nas escolas da rede municipal, estadual e particular, a fim de promover a conscientização ambiental. No próximo sábado, dia 5, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A ação consiste em orientar o descarte correto do lixo eletrônico e também informar sobre a coleta realizada pela Famsid de óleo de cozinha usado. Cada escola recebeu um galão para descarte de pilhas e baterias e também panfletos de orientação. Sempre que o armazenamento estiver cheio a Famsid fará o recolhimento do material.

Na tarde desta quarta-feira, dia 2, o prefeito Franqui Salvaro, acompanhado do secretário de Educação Méricles Rossa, do presidente da Famsid Vitor Fritzen Venturini e da engenheira ambiental Elisângela Tramontin, esteve na E.E.B.M. Jorge Biff, na Vila São Jorge, fazendo a entrega do galão à direção da escola, que posteriormente irá apresentar a ideia aos alunos.

“É uma ação que inicia agora mas terá continuidade durante os próximos meses, até o fim do ano letivo, podendo ser resgatada com a volta às aulas no próximo ano, disse o prefeito Franqui Salvaro.

“O óleo de cozinha usado contamina a água e isso prejudica a nossa saúde. O lixo eletrônico tem muito metal pesado e possui metais que podem ser reutilizados na reciclagem, mas é necessário fazer a separação e o descarte de forma correta”, explica o presidente da Famsid Vitor Fritzen Venturini. Ele ressalta que a ação realizada em ambiente escolar tem o intuito de ensinar as crianças para que transmitam as informações para as pessoas com quem convivem, e para que no futuro a maneira correta de descarte se torne algo rotineiro para elas. “As crianças são o futuro”, comentou.

A iniciativa de descarte correto pode ser feita por todos os cidadãos sideropolitanos. Quem desejar pode levar o lixo eletrônico ou o óleo de cozinha (em um recipiente) na Famsid, na rua Siderúrgica 244, no Centro do município.