Governo Municipal trabalha na reestruturação do trânsito em Siderópolis

O Governo Municipal está trabalhando para melhorar a mobilidade urbana de Siderópolis. Um dos projetos já em execução é a alteração no trânsito no principal acesso para a área central da cidade. A Secretaria de Obras já trabalha para fazer a sinalização necessária, com pintura dos meios-fios e colocação de placas horizontais e verticais, como de mão dupla, proibido estacionar, proibido virar à direita, estacionamento regulamentado, entre outras.

Nas próximas semanas os trabalhos já devem estar concluídos e os plásticos pretos, que até então estão encobrindo as placas, serão retirados. Nas primeiras semanas da nova estruturação, a Polícia Militar vai orientar os condutores e nenhuma notificação será feita. Após isso os motoristas devem prestar atenção e respeitar a nova sinalização.

Funcionalidade

O motorista que está na SC-445 ou na SC-447 e quer chegar à Praça da Matriz, por exemplo, poderá acessar o trevo principal da cidade, seguindo em frente, ele passará pela Rua Treviso, mas só apenas até em frente ao cemitério, a partir desse ponto, para prosseguir, é preciso ingressar na Rua Jorge Lacerda, localizada à direita na bifurcação. É por meio dela que o condutor conseguirá chegar à Avenida Presidente Dutra.

Também haverá mudanças no sentido do estacionamento na Rua Siderúrgica. Do Centro em sentido ao bairro Rio Fiorita. Antes poderia estacionar do lado direito, agora vai ser ao contrário. O estacionamento permitido será do lado direito de quem vem do bairro.

“Os condutores e pedestres que já transitam por essas ruas, já estão percebendo as mudanças, isso é bom, pois já começam a se familiarizar com as alterações. Assim que todo trabalho for finalizado todos os plásticos serão tirados das placas e dai então o projeto de reestruturação do trânsito começará a entrar em vigor”, disse o prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão.

Estudo

Para que a mudança pudesse ser feita, o Governo Municipal trabalhou de forma detalhada e minuciosa por meio de um estudo feito por um arquiteto e urbanista, Roberto Cabral, que faleceu em outubro de 2018. “O Cabral trabalhou no projeto por seis meses, fez levantamento do transito e identificou que cerca de 70% dos carros que entram no trevo, não chegam até o final da rua, um dos motivos para reestruturação”, destaca o vice-prefeito, Xande Feltrin.

O projeto de mudança no trânsito foi apresentado em agosto do ano passado, na Câmara de Vereadores em audiência pública, para comerciantes, moradores e autoridades. No local foi apresentada aos presentes a nova estruturação e como seria na prática.

“Futuramente ainda terão outros pontos modificados. Serão feitas intervenções nas perpendiculares das ruas Treviso e Jorge Lacerda. Essa primeira etapa será um período de testes e de adaptação. Já adiantamos que por ser o início de um trabalho extenso, não temos projeção para o asfaltamento da Rua Jorge Lacerda, que atualmente está pavimentada com paralelepípedo”, destaca o prefeito Alemão.

As alterações no trânsito contaram com mudanças de sentido de algumas ruas, placas de proibido estacionar e parar, proibido estacionar, área de estacionamento permitido, proibido virar à direita.