Siderópolis terá Plano de Saneamento Básico

A prefeitura de Siderópolis assinou no sábado (17) o contrato com o Parque Científico e Tecnológico (Iparque), da Unesc, para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. Ato foi assinado pelo prefeito Douglas Warmling, o Guinga, pelo vice, Elvi Donadel, secretário de Meio Ambiente, Pedro Mota, reitor da Unesc, Gildo Volpato, gerente regional da Casan, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, e superintendente da Casan, Antonio Adílio da Silveira. No primeiro momento o Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas (Ipat), do Iparque, vai elaborar o plano para a administração, realizando diagnósticos sociais do abastecimento de água e esgoto e de manejo de resíduos sólidos, entre outros. Paralelamente, serão realizadas audiências com a população. Na seqüência, o Instituto vai analisar e propor ações, constituindo o plano em si. Após oito meses de trabalho e a realização de uma grande audiência Pública, o estudo virará projeto de lei para regulamentação do Plano Municipal de Saneamento Básico de Siderópolis. “É um passo importante para a concretização do sonho de avançarmos na questão do esgotamento sanitário da cidade. Estamos trabalhando forte neste sentido”, explica Guinga. Há dois anos Siderópolis assinou um Termo de Ajustamento de Conduta, TAC do Saneamento, proposto pelo promotor Luciano Naschenweng. Apesar de estar atuando no momento como assessor do Procurador Geral de Justiça, o promotor enviou documento cumprimentando o Chefe do Executivo. “Siderópolis vai ganhar muita qualidade de vida com a conclusão das obras do saneamento básico. Parabéns, prefeito, pelo seu pulso firme em transformar este sonho em realidade”, afirmou.