Siderópolis quer transformar projeto Saúde na Empresa em Lei

Prefeitura de Siderópolis pretende transformar em Lei o projeto “Saúde na Empresa”, atendendo solicitação do Conselho Municipal de Saúde após ação exitosa realizada no Dia Mundial da Saúde, em abril deste ano. Ele consiste na disponibilização de serviços públicos de caráter itinerante a serem prestados aos trabalhadores de empresas localizadas em Siderópolis, visando a abrangência de ações coletivas de promoção e prevenção em saúde.

Poderão ser disponibilizados os serviços de orientação nutricional, testes de diabetes e verificação de pressão arterial, consulta médica, exames laboratoriais, exames preventivos, imunizações, serviços especializados, além de palestras e orientações para ginástica laboral, primeiros socorros, higiene, saúde mental e epidemiologia. “O projeto contempla os trabalhadores que muitas vezes não possuem disponibilidade de tempo para cuidarem preventivamente da saúde. Geralmente os órgãos atendem justamente nos horários que coincidem com o expediente de trabalho”, explica da Secretaria de Saúde, Dalvania Cardoso.

As empresas participantes do projeto Saúde na Empresa, com participação mínima de 70% dos trabalhadores, serão reconhecidas como “Amiga do Trabalhador”, através de selo ou certificado emitido pela Secretaria Municipal de Saúde.