Siderópolis consegue liberação de FGTS para atingidos das chuvas

O Governo Municipal de Siderópolis confirmou nesta quinta-feira (27) junto ao Ministério da Integração Nacional que os moradores do Centro, Vila São Jorge e São Martinho Alto poderão sacar nas próximas semanas o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Na semana passada o município teve reconhecido o decreto de emergência relativo a enxurrada de dezembro do ano passado.

Siderópolis é o primeiro da região carbonífera a conseguir a liberação, assim como aconteceu em 2009. A Caixa Econômica Federal já foi informada da situação e uma reunião nos próximos dias definirá a nominata de documentos necessários e a forma de liberação. “É preciso aguardar ainda um trâmite burocrático, em Brasília, e isso poderá levar alguns dias. Por isso pedimos a população para aguardar um chamamento que estaremos fazendo assim que o processo estiver liberado”, adianta a Secretária de Administração, Dalvania Cardoso.

Em 2009 a liberação do FGTS  injetou na economia local mais de R$ 2 milhões. “Nessa viagem a Brasília na semana passada protocolamos toda a documentação que faltava e isso foi um ingrediente importante. Siderópolis tem sido bastante castigada com as chuvas, e nos últimos 17 meses decretamos situação de emergência em quatro oportunidades. A liberação do FGTS vai ajudar a minimizar o drama dessas famílias”, afirma o prefeito Douglas Warmling, o Guinga.