Siderópolis quer consorciar implantação de UPA

O Governo Municipal de Siderópolis irá propor aos municípios vizinhos um consórcio para a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A idéia surgiu na audiência nesta terça-feira (18), no Ministério da Saúde, em Brasília. O município de Siderópolis possui atualmente uma sala de estabilização, no entanto, sem credenciamento junto ao Ministério.

Um dos critérios de credenciamento é a abrangência da população atendida ser superior a 50 mil habitantes. “Hoje nós bancamos o pronto atendimento com recursos próprios, e a idéia do consórcio é atender mais municípios e buscar custeio da União”, afirma o prefeito Douglas Warmling, o Guinga.

Ele teve audiência com a assessora das UPA`s, Kátia Regina Ern, acompanhado dos secretários de finanças e saúde, Valberto Berkenbrock e Lia Bolsoni, respectivamente. A idéia inicial era credenciar apenas a sala de estabilização, mas uma mudança nas normativas do Governo Federal não possibilita mais essa alternativa.

Siderópolis realiza mensalmente mais de um mil atendimentos com o Saúde 24 Horas. O credenciamento possibilitaria ajuda no custeio do funcionamento da unidade, já que a estrutura física o município possui desde 2005.