Amrec poderá ter consórcio Suasa

Os municípios da região carbonífera poderão contar em breve com o consórcio do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). O programa beneficiaria diretamente a agricultura familiar, já que a inspeção se tornaria integrada. Assim, ao invés de cada serviço municipal atuar isoladamente, passariam a fazer parte de um único sistema.

O assunto ganhou essa semana destaque na reunião dos prefeitos na sede da associação. O médico veterinário Marcelo Pedroso explicou que o Suasa racionaliza os critérios sanitários para os produtos agropecuários. “Além disso, abre o mercado interno para os alimentos provenientes da agricultura familiar, gerando mais emprego e renda no meio rural”, avalia.

O presidente da Amrec e prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, justifica que os agricultores familiares serão beneficiados porque antes da implantação do Suasa o produto inspecionado por um serviço municipal ou estadual só poderia ser comercializado ou consumido nestas instâncias. “Ao aderir ao Suasa, o mel produzido em Içara, por exemplo, mesmo sendo fiscalizado por um órgão de inspeção municipal ou estadual, poderá ser comercializado e consumido em todo o Brasil”, esclarece. Guinga acredita que o novo sistema de fiscalização da produção poderá fortalecer a agroindústria familiar.