AMREC trata da Transparência na Gestão Pública

A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) promove nesta quinta-feira (30), em parceria com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), um seminário sobre o software Siaci. Ele permite que o controle interno dos órgãos públicos possa acompanhar com mais eficiência as receitas, despesas, licitações, contratos, convênios, equipe, entre outros, facilitando a transparência da gestão pública. “A transparência na administração pública já é Lei Federal e passará a vigorar em alguns municípios a partir do ano que vem. Portanto, entendemos relevante convocar os representantes diretamente ligados a esse assunto para conhecerem as ferramentas técnicas de funcionamento do sistema. Precisamos saber como o sistema é, como operar e quanto custa”, explica o presidente da Amrec e prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, o Guinga.

Participarão do evento os prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores, responsáveis pelo sistema de informática das prefeituras, controle interno e contadores. Destinado para o uso em órgãos públicos, como prefeituras, câmaras municipais, empresas públicas, sociedades de economia mista e órgãos do governo, o Siaci permite, por exemplo, que a Prefeitura tenha conhecimento de todos os atos no momento em que eles acontecem. “O sistema permite maior transparência e facilita a liberação de informações para o cidadão, o que possibilita um maior controle público dos dados. Vamos chamar para discutir o assunto também a empresa Betha Sistemas, que é da região e tem um vasto campo de atuação”, comenta o presidente da Amrec.