Prefeitura de Siderópolis entrega casas populares

Os olhos emocionados refletiam a emoção de quem passou anos enfrentando dificuldades sem uma casa para morar. Lutando contra situações precárias e condições subumanas que a cada dia reprimiam o sorriso das crianças e acumulavam a insatisfação de quem não tinha para onde ir.

Dessa forma a prefeitura de Siderópolis, através da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal, entregou na manhã deste sábado (11), mais 69 casas populares, num convênio que possibilitou construir 107 moradias. “Não há preço que pague ver uma mãe e um pai com o filho no colo tendo um lar para morar”, comentou o prefeito Douglas Warmling, o Guinga.

Antes da entrega das chaves Rosália Forgiarin Lourenço falou em nome dos moradores e expressou o sentimento de todos. “Estou realizando um sonho depois de nove anos. Hoje posso dizer que eu tenho uma casa. E como alguém me disse um dia, a casa é o maior bem que podemos ter”, disse a nova moradora.

Já o prefeito Guinga, falou da crise mundial e destacou em seu discurso o apoio do governo federal. “Somente o presidente Lula e o governo municipal são capazes de entregar em meio a essa crise gigantesca 107 casas populares. Todos sabem o quanto está difícil, mas continuaremos trabalhando forte para atender os mais humildes e os menos favorecidos da sorte”, afirmou Guinga, que também lembrou o empenho do ex-vice prefeito Sérgio Giongo e do atual, Elvi Donadel.

Para o deputado federal Jorge Boeira a busca pela igualdade é essencial. “O pensamento do governo federal é para que os recursos diminuam as desigualdades sociais. E hoje estamos aqui entregando essas casas e realizando o sonho de muitas famílias”, comentou.

As casas, cada uma delas com 33,82m2, possuem cozinha e sala, banheiro, circulatório e dois quartos. Cada uma custou cerca de R$13 mil e o valor do convênio assinado com o Governo Federal através da Caixa Econômica Federal gira em torno de R$ 1,4 milhão. A Prefeitura ficou responsável pela contrapartida, que incluiu desde a doação dos terrenos, até a infra-estrutura como ruamento, água e energia elétrica, chegando a cerca de R$ 700 mil investidos.

“Não existe dignidade maior do que ter o seu endereço. A casa é o refúgio do ser humano e é nela que encontramos energia para enfrentar o dia a dia”, ressaltou o deputado estadual Valmir Comin. Também participaram do evento o deputado estadual Décio Góes, vereadores de Siderópolis, Treviso e Criciúma, além de lideranças de diversos setores da sociedade civil.