Troca de lâmpadas convencionais por LED muda a cor de Siderópolis

Investimento do Governo Municipal garante economia, segurança e preocupação com meio ambiente

Pensando na segurança dos moradores e na economia de recursos públicos para o município, Siderópolis está mudando de cor com a troca de todas as lâmpadas e luminárias convencionais por led. O trabalho já foi executado em 90% da área urbana e pelo menos 70% da área rural, mas o prefeito Hélio Cesa, o Alemão, garante que toda a cidade será contemplada.

“Vamos chegar a 36 bairros e mudar a cor da iluminação de Siderópolis. Isso já vem trazendo mais proteção, melhor visibilidade, e também economia nas contas públicas”, explicou o prefeito.

Aprovação da população

A troca das lâmpadas convencionais por led já está sendo sentida pela população que aprovou a iniciativa do Governo Municipal. O morador da rua 8, em Rio Fiorita, Rudimar Messagi, aponta as vantagens para a comunidade. “Antes as lâmpadas amarelas não clareavam tão bem, mas agora com as de led, elas clareiam tanto a estrada como dentro do quintal da minha casa, garantindo uma melhor visibilidade”, comentou o morador, que ganha coro dos vizinhos e da população que já teve a troca efetuada.

Preocupação com Meio Ambiente

Algumas das vantagens da troca é o impacto no meio ambiente. A presidente da Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid), Franciele Candido de Oliveira, explica os efeitos. “As lâmpadas antigas são de vapor de sódio, mercúrio ou vapor metálico que causam diversos danos ao meio ambiente por possuir metais pesados. Isso é extremamente prejudicial para a saúde, por isso, devemos também fazer seu descarte correto para não prejudicar o oxigênio que respiramos. O município possui esse local para descarte consciente, na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e na sede da Fundação, ambos no centro da cidade”, ressaltou.

Facilidade e durabilidade

Com a troca das lâmpadas e luminárias as ruas acabam ficando com um aspecto mais atraente e sustentável. Assim como a manutenção que fica ainda mais fácil, como explica o eletricista responsável pela substituição das lâmpadas no município, Altair Neotti. “A durabilidade é maior e a manutenção acaba se tornando mais fácil e prática, pois retiramos os reatores. A instalação também é simples, fazendo com que consigamos trocar diversas lâmpadas por dia”, afirmou.