Dois mil atendimentos odontológicos em Siderópolis

A prefeitura de Siderópolis, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Odontosesc, realizou até o último dia 20 de junho cerca de dois mil atendimentos odontológicos a população. O trabalho está sendo desenvolvido no caminhão instalado na Unidade de Saúde São Lucas por profissionais contratados pela administração municipal.

Os principais atendimentos são relacionados a restaurações, extração de dentes, limpeza e tratamento de canal. De acordo com o coordenador desta unidade do Odontosesc, Rubens Schramm, são em média 60 atendimentos diários. “Desses atendimentos, 160 pacientes já estão com o tratamento concluído. Esse número deverá chegar a 300 até a primeira quinzena de julho”, explica.

Para a Secretaria de Saúde, Dalvania Cardoso, a parceria foi uma forma encontrada pela administração para acabar com a demanda reprimida. “A prefeitura continua mantendo os dentistas nos postos de saúde, priorizando o atendimento para as crianças, enquanto o Odontosesc atende exclusivamente os adultos”, comenta.

A carreta do projeto Odontosesc é equipada com cadeiras odontológicas, salas de raio-X e esterilização. Além da parte de assistência, existe o projeto Educação em Saúde através de atendimentos em escolas, envolvendo alunos e professores, associações, mães e idosos. A preocupação com a saúde bucal por parte da administração municipal ganhará novo reforço a partir da próxima segunda-feira, quando será instalado mais uma unidade de atendimento odontológico, desta vez no ESF da comunidade de Rio Jordão.