Guinga aguarda votação da partilha do pré-sal

O 2º vice-presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, o Guinga, acompanha neste momento na Câmara dos Deputados, em Brasília, o início da votação da Emenda nº 387/2009, do Deputado Federal Ibsen Pinheiro e que também tem como autor o deputado Humberto Souto.

A matéria dispõe sobre a distribuição dos recursos do pré-sal para todos os municípios brasileiros propondo uma divisão mais equitativa dos royalties entre os estados, usando os critérios dos Fundos de Participação dos Municípios e dos Estados (FPM e FPE), preservando a fatia da União.

Guinga representa a Fecam nas discussões do assunto, e também participou da mobilização dos prefeitos na terça (9) e quarta-feira (10), onde os prefeitos definiram como prioridade a votação deste projeto. “A expectativa é de que a votação aconteça nesta quarta-feira. Conversamos com os deputados Ibsen e Humberto Souto pela manhã e continuaremos mobilizados. O futuro dos municípios brasileiros poderá estar respaldado na aprovação desse projeto. O petróleo é um bem da nação brasileira. Não é um potencial exclusivo de alguns estados”, comenta Guinga.