Contribuinte pode consultar situação fiscal pelo site da Prefeitura

Como objetivo de melhorar o atendimento ao contribuinte a prefeitura de Siderópolis está colocando a disposição no www.sideropolis.sc.gov.br o sistema Cidadão Web. O programa oferece a emissão de 2º vias de IPTU, alvarás, dividas ativas, e consulta gratuita e em tempo real da situação tributária de cada pessoa. O “Cidadão Web” visa facilitar o acesso do cidadão sideropolitano, via internet, aos sistemas de impostos, além de conseguir acessar serviços como certidões negativas de débitos, consultas a dívidas ativas, alvarás de licenças, entre outros serviços fornecidos pelo setor de tributação.

Além disso, todos os serviços estão disponíveis para impressão dos boletos. “Além de facilitar a vida dos contribuintes, estamos prevendo que alguns pagamentos serão realizados antecipadamente, justamente pela facilidade do sistema Cidadão Web”, destaca o prefeito Douglas Warmling, o Guinga.

Para os que ainda preferirem o método antigo, a prefeitura deverá começar esta semana a distribuição do carnê do IPTU. O pagamento em cota única está previsto para o dia 13 de abril. Na internet, o boleto já pode ser impresso.

Livro eletrônico também está disponível

Outra novidade implantada recentemente no setor de tributos é o Livro Eletrônico. Através dele os contadores das empresas poderão solicitar a autorização de notas fiscais via internet  e fazer a geração do boleto para pagamento do Imposto Sobre Serviço (ISS), e a declaração dos serviços prestados e tomados.

Ainda via on-line, o contribuinte poderá solicitar a alteração cadastral, realizar declarações simplificadas de serviços prestados e outros.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

João Manoel Neto