Servidores no estágio probatório recebem palestra antes de avaliação

Funcionários públicos aprovados no último concurso em Siderópolis receberam essa semana uma palestra. O tema abordado foi o relacionamento nas organizações e a avaliação de desempenho. Em dezembro do ano passado foi aprovada a Lei Complementar sobre o estágio probatório e os concursados começam a receber agora as primeiras informações da avaliação que deverá acontecer no mês que vem. “A intenção é dar estabilidade para o bom profissional e para isso eles precisam ser avaliados”, esclarece a Secretária de Administração, Dalvânia Cardoso.

Para o motorista Luiz Lino Araújo a iniciativa foi proveitosa. “É importante até pra gente aprender um pouco também. Além disso, é fundamental a avaliação dos servidores para ver como cada um está. Dessa maneira a gente fica sempre alerta”, afirma o motorista que também está na listagem do estágio probatório.

A Lei prevê que sejam avaliados fatores como, produtividade, iniciativa, assiduidade, pontualidade e, principalmente, conhecimento para o trabalho e eficiência. “A avaliação é importante e tem que ser feita com critérios. Fundamentalmente para saber as pessoas improdutivas e inaptas para exercer a função pública”, comenta a fisioterapeuta Raquel Innocenti. Durante a palestra houve uma dinâmica com fios de lã para demonstrar a ligação que todos os setores da administração pública têm.