Siderópolis terá ação de castração de animais no entorno de área protegida

A Fundação Municipal de Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid) firmou uma parceria com o Instituto Felinos do Aguaí e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para realizar a castração de 100 animais domésticos, cães e gatos. A ação tem o apoio do Governo Municipal de Siderópolis.

A ação faz parte da campanha que busca evitar o aumento das populações de animais domésticos no entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, e iniciará neste sábado, dia 25, pelas comunidades mais próximas da reserva, que são: São Pedro, Jordão Alto, Jordão Médio, Jordão Baixo e Rio Albina. Posteriormente, se sobrarem vagas, a campanha irá abranger as comunidades de Alto Rio Maina, Nossa Senhora da Saúde, São Geraldo, Monte Negro, Rio Kuntz, , Montanhão e Linha Alexandre da Boit.

Além da castração, os 100 animais serão microchipados. O serviço será oferecido de forma gratuita e consiste também na visita e orientação às famílias da localidade, e a entrega de material educativo sobre zoonose.De acordo com o presidente da Famsid, Vinicius Pasquali, a intenção é reduzir a predação, competição e transmissão de doenças em animais silvestres.

“Até pela questão do abandono de animais, que temos muito no município, e que acabam indo para o perímetro urbano. É uma forma de estar reduzindo esses coeficientes. É uma ação tanto de importância ambiental quanto sanitária”, afirmou.

Foto: Luiz Felipe/Unsplash