---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Agricultura
Planta Camomila é discutida durante encontro da ‘Quinta do Chá’ em Siderópolis

Publicado em 01/08/2019 às 16:27 - Atualizado em 01/08/2019 às 16:27


Créditos: Eduardo Scussel Baixar Imagem

O Governo de Siderópolis, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e da Secretaria de Saúde, em parceria com a Unesc e a comunidade em geral, realizaram o segundo encontro da “Quinta do Chá”. A planta discutida foi a Chamomilla Recutita (L.), conhecida popularmente pelos nomes de camomila, camomila-romana, matricária e maçanilha.

 

A camomila é uma planta que cresce melhor em clima temperado, com baixa umidade relativa do ar. A planta não tolera excesso de calor, secas e estiagens prolongadas, e nem chuvas copiosas, principalmente no período de amadurecimento das flores.

 

O prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão, parabenizou por mais um sucesso obtido no encontro. “Sabemos o quão importante é realizar a conscientização sobre o uso adequado das plantas medicinais, pois sabemos que resgata os conhecimentos populares que nossos antepassados tanto utilizavam”, comentou.

 

Primeira planta discutida

 

A primeira planta discutida no encontro foi a espécie Mikania Glomerata Spreng e Mikania laevigata Sch.Bip. ex Baker, conhecidas popularmente pelo nome de Guaco. O Guaco é uma planta nativa do Brasil e seu cultivo é relativamente simples. Conforme a farmacêutica especialista em fitoterapia e farmácia clínica, Angela Erna Rossato, apesar da planta possuir várias indicações terapêuticas populares, somente a ação broncodilatadora, antitussígena, expectorante e edematogênica sobre as vias respiratórias foram comprovadas e aprovadas, segundo critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

 

As espécies são contraindicadas para hipertensos graves, pacientes com problemas de coagulação, pacientes com doenças hepáticas graves e pacientes que estejam em tratamento com fármacos anti-retrovirais. Não utilizar em gestantes, lactantes e crianças abaixo de dois anos de idade pela falta de estudos.

 

Próximo Encontro

 

O próximo encontro da “Quinta do chá” está marcado para o dia 28 de agosto às 14 horas no Sindicato dos Mineiros, no bairro Rio Fiorita, em Siderópolis. A planta a ser estudada será a Cúrcuma longa ou Açafrão-da-terra. O encontro é aberto para toda comunidade que tem interesse de compartilhar saberes e experiências sobre as plantas medicinais.A secretária apresentou algumas demandas do município na área da Assistência Social