---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Agricultura
Siderópolis sanciona Lei que regulariza inspeção e fiscalização de produtos de origem animal

Publicado em 28/03/2019 às 13:13 - Atualizado em 28/03/2019 às 13:13


Créditos: Jatene Macedo Baixar Imagem

O prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão, sancionou a lei que regulariza o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O serviço objetiva a inspeção e a fiscalização de produtos de origem animal destinados ao consumo humano e que são produzidos no município. O SIM ficará subordinado à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Siderópolis.

Cabem dentro da atividade, às matérias primas e seus derivados, bem como, animais de todas as espécies destinados ao abate, produtos derivados da apicultura, ovos, leite e pescados. Todo o cidadão que produzir e comercializar esses produtos deve ter o registro, seja ele junto ao Ministério da Agricultura, junto a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) ou no caso do município, junto à Secretaria de Agricultura.

“Precisamos conhecer a origem e a qualidade dos produtos que consumimos e essa Lei irá garantir que a produção e a comercialização sejam condizentes com o consumo. Por isso, o Governo Municipal intensifica os trabalhos de fiscalização, sempre pensando na saúde de nossa população”, comentou o prefeito Alemão.

Segundo o médico veterinário, responsável pelo SIM em Siderópolis, José Guidi Neto, hoje o município possui quatro estabelecimentos sob inspeção municipal. “O ponto central da inspeção é fazer com que o produto que chega até o consumidor tenha procedência, condições higiênico-sanitárias e não provoque doença”, destacou.