Evento inclusivo: Festival do Folclore em Siderópolis terá rampa de acesso para cadeirantes e intérprete de libras

Nesta segunda-feira, dia 22, das 19h às 22 horas, o Centro de Eventos São Luiz Orione, em Siderópolis, será palco do Festival do Folclore, com o tema “Artes e Cores no Ritmo da Imaginação”. O local recebeu uma repaginação, ganhando uma rampa de acessibilidade para cadeirantes que irão subir no palco para se apresentar. Além disso, a intérprete de libras Dulcinéia Felicidade Clarinda, estará presente durante o festival com o intuito de inserir as pessoas surdas, com o acesso às informações.

“A Libras é a Língua Brasileira de Sinais, e também é a segunda língua oficial do Brasil e a primeira língua para a pessoa surda. O uso dela é de extrema importância, para a pessoa surda, nas mais diversas áreas”, afirmou a intérprete.

“Resgatar o festival do folclore é uma grande conquista para nossa cultura. Pensar o festival para todos os públicos é um dos objetivos da organização. A Secretaria de Obras foi uma incentivadora para que isso acontecesse, criando a rampa de acesso. Nosso agradecimento à Afabess, por abraçar junto com o Governo a organização deste grande evento. E um agradecimento especial a todas as escolas, entidades e instituições que se inscreveram no festival”, afirmou o diretor de Cultura, Arisson Fabrício Nunes.

Programação completa das apresentações artísticas e culturais:

19h- Abertura oficial do festival do folclore

1° – 19h20min- EEB Jose do Patrocínio- Dança- Aluna da turma do terceiro ano. 3002-Leticia Oliveira Barbosa, deficiente auditiva. Professores coreógrafos: Fred Casagrande, Lenir Cesconetto. Professora de libras: Dulcinéia Felicidade Clarinda.( Acessibilidade)

2° – 19h30min-  CEIM Olírio Cesa- Teatro-  Os alunos do Ceim Olírio Cesa do grupo 4A e 4B junto com suas professoras, Malu Eduarda e Jussara trazem a releitura deste folguedo conhecido como Boi de Mamão em nosso estado, recheado de alegria e cantoria para animar e encantar a plateia.

3°- 19h38min- Colégio Dom Orione- Dança- Coreografia: Pink Panther Alunas da educação infantil Coreógrafa: professora Mirian da Silva Rizzatti

4°- 19h50min- CEI Criança Cidadã- Dança- Apresentação da Dança saia de chita . Música: Menina Bonita dos alunos da turma do 4º ano.(Acessibilidade)

5°- 19h57min- E.E.B.M.Professora Sara Bom Moretti- Dança- Saci Pererê- Grupo IV e V.

6° – 20h10min- Colégio Dom Orione- Dança- Apresentação de dança: Piratas- Alunas da educação infantil Coreógrafa: professora Mirian da Silva Rizzatti.

7°- 20h18min- AFABESS – Dança- Grupo de Dança da Melhor Idade Coreografia: Cultura Grega Coreógrafa: Jesica Carine Vesener

8°- 20h23min- EEBM Aurora Péterle- Dança Pau de fitas- Alunos das turmas 601 e 602- Professora Georgea Dal Bó.

9°- 20h30min- E.E.F. DEPUTADO SILVIO FERRARO-Dança- Do frevo- 9º ano

10°- 20h37min- Colégio Dom Orione- Dança-Piratas’3- Alunos da Educação Infantil- Coreógrafa Mirian da Silva Rizati.

11°- 20h44min- E.E.B.M.Professora Sara Bom Moretti- Dança- Boi de mamão. Turmas do 1° ano A, 1° Ano B e 2° Ano.

12°- 20h48min- Espaço Feminino Sempre Ativa- Dança- Ballet clássico – Bailarinas de 03 à 07 anos, mostrando a leveza que o ballet traz para quem pratica. Coreógrafa: Jesica Carine Vesener.

13°- 20h55min- EEB DR. TULLO CAVALLAZZI- Teatro- Sítio do Pica Pau-Amarelo de Monteiro Lobato- Turma do 1º ano- Sobre a orientação da professora regente Susana Innocenti.

14° – 21h02min- EEBM MIGUEL LAZZARIN- Dança- “SONHO DE MENINA” turma: 3° ano.

15° – 21h10min- Colégio Dom Orione- Dança- Mambo- Alunas do ensino Fundamental Infantil- Coreografa Mirian da Silva Rizzatti

16 °- 21h15min- E.E.B.M Jorge Bif-Dança- Apresentação de Forró- Alunos do 6° ao 9° Ano.

17° – 21h20min- Centro Educacional Fazendo Arte- Dança/Coreografia: Cultura Indígena- Coreógrafa Cintia. Grupo de  Ballet- Meninas do Ensino Infantil.

18° – 21h23min- EEBM MIGUEL LAZZARIN -Dança Gaúcha- Alunos do 6° ao 9° ano.

19° – 21h27min- Espaço Feminino Sempre Ativa- Dança- Ballet Clássico- Coreografia: Longe da Superfície- Alunos de 08 a 12 anos- Coreógrafa: Jesica Carine Vesener.

20° – 21h31min- EEB DR. TULLO CAVALLAZZI- Dança Típica Italiana- Tarantela-Alunos do 8° e 9° ano- Coreógrafa Professora Paula Périco Elias.

21°- 21h34min- Movimento de Conscientização Negra Cruz e Souza, Fórum da mulher negra Sideropolitana, Pastoral Afro Nhá Chica-Dança- Mulheres Amazonas.

22°- 21h38min- Centro Educacional Fazendo Arte- Dança/Coreografia: Resgate das rodas de danças- Alunos dos anos iniciais- Coreógrafa Suellen do Nascimento.

23 – 21h42min- E.E.B.M Jorge Bif-Dança- Apresentação dança do Axé. Alunos do 6° ao 9° Ano.