Em Siderópolis, governador Carlos Moisés participa de lançamento de pacote de obras

Seguindo roteiro pelo Sul catarinense, o governador Carlos Moisés esteve na noite desta sexta-feira, 6, em Sideropólis. Em ato, na Praça Matriz, lançou o edital de licitação para aquisição de dois reservatórios de água tratada e anunciou recursos por meio de transferência especial para a educação, para rede de energia e para pavimentação da rodovia municipal SID-163, no bairro Santo Antônio.

Outra boa notícia trazida pelo governador foi o anúncio de convênio R$ 9 milhões para a segunda etapa da ciclofaixa na rodovia municipal SID-159, no trecho de cerca de 11,3 quilômetros entre a comunidade do Rio Jordão Baixo e a Barragem do Rio São Bento. A ordem de serviço para primeira etapa, na Rodovia Padre Herval Fontanella, do centro até Jordão Baixo, com seis quilômetros, foi assinada durante o evento.

::: Confira mais imagens no álbum do evento

O chefe do Executivo estadual acompanhou ainda entregas de ordens de serviços para obras de infraestrutura. O conjunto de ações, frutos de parcerias entre o Governo do Estado e município representam, o maior pacote de obras da história de Sideropólis, com investimentos de quase R$ 40 milhões.

“Desde o início da gestão nossa prioridade foi cortar desperdícios e enxugar a máquina pública para que o dinheiro público seja transformado em obras e ações que beneficiem todos os cidadãos. Nós estamos dando protagonismo aos municípios, onde as pessoas vivem. Hoje, Siderópolis e o Sul de Santa Catarina, veem os resultados práticos desse trabalho. Estamos fortalecendo os locais e as regiões para levar oportunidades iguais de crescimento e de melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou o governador.

O prefeito Franqui Salvaro agradeceu ao governador pelo atendimento que o município tem recebido do Governo do Estado. “Essa noite ficará registrada na história de Siderópolis. Os investimentos representam sonhos realizados que trarão desenvolvimento e novas oportunidades para o município. É o reconhecimento ao trabalho, empenho e dedicação do nosso povo. Só temos a agradecer.”

O secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, reforçou que os investimentos vão potencializar o desenvolvimento e o turismo de Sideropólis. “Hoje temos conquistas importantes que não chegavam em muitos municípios e que agora estão se tornando realidade no governo Carlos Moisés. São demandas históricas sendo tiradas do papel em todas as regiões.”

Ordens de serviços

Na ocasião, também foram assinadas as ordens de serviços para as pavimentações da Rodovia Leandro Bongiolo – na comunidade São Pedro e da Rua Urussanga – no Bairro Tereza Cristina; para a construção da praça coberta no centro da cidade e da praça Vida Nova, no Loteamento Vida Nova, além das obras de reforma do piso do ginásio Municipal Antonio Espindola Ramiro.

Reservatórios de água tratada

O edital de licitação, por meio da Casan, visa adquirir dois reservatórios para água tratada, com capacidade de 200 mil litros e de 1,5 milhão de litros no Bairro Santa Luzia. Serão beneficiados aproximadamente 13,5 mil habitantes. O investimento é estimado em R$ 3,4 milhões, com recursos do Programa de Planejamento Hídrico do Governo do Estado.

A presidente da Companhia, Roberta Maas dos Anjos, destaca que o planejamento hídrico é uma das metas prioritárias do Estado. “Com o suporte do Governo Carlos Moisés, a Casan prepara as cidades para os momentos de crise hídrica e para o crescimento da população, garantindo um bem essencial para a saúde e qualidade de vida. Além disso, traz oportunidades de crescimento, pois sabemos que os investidores quando procuram um município querem uma infraestrutura adequada.”

Recursos diretos às prefeituras

A pavimentação da Rodovia Municipal SID 163, que será executada no bairro Santo Antônio, contempla uma extensão de cerca de 1,4 quilômetros. Os investimentos chegam a R$ 3,1 milhões.

O governador autorizou ainda a construção da creche Rosália Pierini Salvaro, na Vila São Jorge, com recursos de R$ 2,79 milhões, além da construção dos refeitórios da Escola Municipal Jorge Bif, na Vila São Jorge (R$ 158,6 mil), e do Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe, no Bairro Rio Fiorita (R$ 334,4 mil). Também foi autorizada a construção e ampliação de duas salas de aula no Centro de Educação Infantil Olírio Cesa, no bairro Renascer (R$ 473, 3 mil).

Ainda na cidade, será construída a rede de distribuição de energia elétrica na Comunidade de São Geraldo, no valor de 2,5 milhões. A Capela Mortuária da Comunidade de São Martinho Alto será feita com investimento de R$ 229, 7 mil.

Os investimentos serão por meio de Transferência Especial – recursos diretos à prefeitura, sem a necessidade de convênios.

Anúncios do município

Também foram anunciadas outras obras pelo município: reforma do escritório da antiga Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), aquisição de retroescavadeira, construções do portal de entrada da cidade, da Unidade de Saúde Alto Rio Maina, e salas e aquisição de aparelho de raio X, a pavimentação da rua Vanderlin Godinho Pereira, aquisição de dois ônibus escolares e construção da Capela Mortuária na comunidade Montanhão.